terça-feira, 25 de novembro de 2008

Cruzeiro 3 x 2 Flamengo - 23/11/2008

Acabou o sonho do título e a rodada acabou tirando o Mengão do G4, que de certa forma não foi tão inesperado assim. Primeiro que uma vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão é muito difícil, a última vez que aconteceu foi em 2001, 1x0 com gol de Roma. E depois porque a vitória do Palmeiras sobre o Ipatinga no Palestra era totalmente esperada.

Odeio falar de arbitragem. No meu ver, os árbitros brasileiros no geral não são bons mesmo, e acaba errando aqui e acertando ali, sem maiores prejuizos. Mas esse jogo foi dose. Tanto Flamengo quanto Cruzeiro são times leais e entraram para jogar bola, tornando o jogo fácil para o juiz, que quis complicar mesmo assim. No primeiro tempo marcou uma recuada de bola do Kléberson, que tocou a bola na dividida caindo no chão. E no final do segundo tempo, o lance crucial, Tardelli entra na área, dá um come no zagueiro que o atropela com braço, pernas e tronco. O árbitro pertinho do lance não marca nada, fazer o quê? E não foi só ele, os bandeirinhas foram muito maus também. O Mineirão tem um belo gramado e o campo divido em faixas para facilitar a marcação de impedimento, não sei ao certo, mas acredito que cada uma delas tenha em torno de 2m a 5m de largura. No segundo tempo, no ataque do Flamengo, o bandeira me marca um impedimento do Tardelli, em cima do lance, em que seu marcador estava duas faixas na frente, pra lá de 4 metros. Sem mais comentários.

A defesa do Flamengo não deu para entender. Dos três gols do Cruzeiro, dois (os últimos) pareciam de pelada, em que o atacante entra sozinho, sem marcação cara a cara com o goleiro. Sem falar em outras oportunidades que Bruno fez grandes defesas. Para mim, o Aírton acerta a marcação entre o meio de campo e a zaga. Acho que quando ele saiu e o Toró entrou, ele deveria ter ficado numa marcação individual do Ramires. Sem o Wagner e o Guilherme, o Ramires tinha que ser marcado em cima. Sem eles, quem resolveria? Jajá?

No primeiro tempo o Flamengo não jogou mesmo e poderia ter ido para o intervalo com uma desvantagem maior, 1x0 ficou barato. No segundo tempo voltou bem e o Tardelli entrou muito bem. Eu estava receoso com a sua entrada após mais de 3 meses, pois acho que jogador sem ritmo de jogo não rende, mas ele provou ao contrário. Deu um belo chute aos 42 do segundo tempo. Faltou sorte e arbitragem. Ele esteve em campo cerca de 20 minutos e a arbitragem errou em três vezes com ele (o impedimento, o pênalti e a expulsão). Além do Tardelli, Juan e Íbson jogaram muito bem também. Kléberson ficou bem abaixo do que contra o Palmeiras. O Juan também perdeu um gol, que não achei tão feito assim pois apesar do gol livre, a bola estava alta e já tinha passado por ele, quando o placar marcava 2x2. Fora isso, faltou ao Flamengo calma para segurar o empate, que ajudaria muito para conseguir a vaga na libertadores.

Resta ao Flamengo brigar muito nos próximos dois jogos para conseguir duas vitórias. Nada mais interessa. Mesmo fora G4, acho que se chegarmos aos 69 pontos conseguimos a vaga na libertadores, pois com essa pontuação qualquer tropeço de Palmeiras ou Cruzeiro, ou uma simples derrota do Grêmio nos coloca na libertadores.

Aqui faço um pedido, que acho difícil de ser atendido. Espero que o Caio Jr. siga como técnico do Flamengo em 2009, independente da colocação. Primeiro, fez um bom trabalho, acertou mais do que errou e levou o Mengão a sua melhor colocação nos pontos corridos. Segundo, quem entraria no seu lugar? Luxemburgo? Gastar rios de dinheiro com a multa do Caio e com um contrato fora da realidade do clube? Que gastem esse dinheiro com um bom jogador. Terceiro, vamos ver no que dá um trabalho de dois anos, ao invés de alguns meses. 2009 pode ser um grande ano para o Flamengo, se formos para a libertadores, vamos jogar cada jogo como um final e buscar esse título tão importante (e neste caso, esquece carioca). Se não for, vamos brigar pelo tri-campeonato carioca. E no segundo semestre, entrar no Brasileirão pra valer.

Vai pra cima deles Mengão!!! Rumo a 2009!

Nenhum comentário: